Clean Up Day 2019 em Niterói

O “Clean Up the World” é uma campanha global que inspira e motiva comunidades a limpar, restaurar e conservar o meio ambiente. Em parceira com a ONU, reúne mais de 35 milhões de voluntários em mais de 130 países, todos os anos sempre no terceiro fim de semana de setembro!

Durante os últimos anos a Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói (SMARHS), comprometida em garantir o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e sadio a todos, tem como tradição a realização anual deste grande evento.

O Dia Mundial da Limpeza aproveita o poder das pessoas comuns para realizar coisas incríveis unindo-se. Sua beleza está na cooperação e colaboração: construir pontes entre comunidades diferentes e incluir todos os níveis da sociedade – dos cidadãos aos negócios, ao governo.

O mundo tem cinco princípios nos quais se baseia: 1. Cooperação: estamos abertos a indivíduos e organizações do setor público, corporações e sociedade civil que acreditam que os resíduos não pertencem à natureza. “Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se você quiser ir longe, vá junto. 2. Positividade: procuramos soluções, em vez de apontar os dedos. Nós nos concentramos em criar mudanças positivas e em encontrar soluções para a “cegueira do lixo”. 3. Liderança – mudanças acontecem nas pessoas e através das pessoas. Qualquer um pode ser um líder e se desenvolver como líder. Estamos procurando capacitar uma nova geração de líderes que visa criar um mundo livre de resíduos trabalhando localmente e cooperando globalmente. 4. Tecnologia: estamos adicionando tecnologia inteligente e engenharia engenhosa ao poder voluntário motivado. 5. Diversão: mobilizar milhões de pessoas em todo o mundo para limpar suas comunidades e se divertir enquanto isso é fundamental para a solução e para o esforço de manter nosso planeta limpo. Fonte: (www.worldcleanupday.org/about)

Neste ano de 2019 as ações foram nas praias de Boa Viagem, Icaraí, São Francisco, Charitas, Jurujuba, Camboinhas, Piratininga (praião e prainha), Itacoatiara, Itaipu praia e laguna, sendo que nessa última além da limpeza da faixa de areia houve também limpeza subaquática realizada com mergulhadores em parceria com a Reserva Extrativista Marinha local (RESEX) e o Parque Estadual Serra da Tiririca (PESET).
Quanto as ações em rios, ocorreu a limpeza no Rio Jacaré e no Córrego da Viração (PARNIT) no Cafubá.

Este ano ficamos mobilizados na prainha de Piratininga. Com um total de 265 voluntários inscritos. Se quiser ver mais fotos entra lá no Facebook ou no Instagram tá! Forte abraço.