Túnel Charitas-Cafubá

Que morador de Niterói nunca ouviu falar sobre o túnel que sai da Região Oceânica e vai até Charitas? Há muitos anos ouvimos histórias e candidatos a prefeitos falando dessa construção, mas finalmente vemos que tudo está saindo do papel, e na verdade, hoje podemos efetivamente ver resultados desse antigo projeto.

 

O projeto não é um mero túnel, já que faz parte da TransOceânica que terá 9,3 quilômetros de extensão. Vai atender diretamente a 11 bairros da Região Oceânica e por ela circularão cerca de 80 mil pessoas por dia. A obra terá um papel importante na mobilidade de Niterói: além de 13 estações de ônibus BHS, contará com ciclovia e estará integrada à estação do catamarã de Charitas. No sistema BHS, os ônibus têm ar-condicionado, portas dos dois lados, circulam em faixas exclusivas e os passageiros pagam a passagem no terminal, antes de embarcar.

 

O túnel não terá pedágio e contará com ciclovia. O principal ganho que a TransOceânica vai trazer para Niterói será no trajeto entre a Região Oceânica e a Zona Sul, reduzindo o tempo e a extensão pela metade. Hoje, os 18km que separam as duas regiões são percorridos em uma hora. No último dia 27/09  a Prefeitura de Niterói realizou o primeiro teste de um ônibus circulando dentro do túnel Charitas-Cafubá. Durante 15 minutos, um ônibus do consórcio TransOceânico percorreu a pista de concreto da galeria Luís Antônio Pimentel, saindo do Cafubá e chegando a Charitas.

Fomos conferir, junto com ciclistas niteroienses, a obra e aqui estão algumas fotos de como está o túnel:

Fonte: http://www.niteroi.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4297:2016-09-27-20-04-40