Niterói: uma Cidade Educadora!

Você está satisfeito com a sua cidade? Como podemos recriar a cidade que sonhamos? Pessoas e culturas mudaram. Mas Niterói permanece engessada no tempo. A diversidade é inerente às cidades atuais e se prevê que aumentará ainda mais no futuro. Por esta razão, um dos desafios é criar uma cidade educadora.

Como uma cidade pode enriquecer a vida de seus habitantes? O conceito de Cidade Educadora responde a essa questão com alternativas para integrar as atividades sociais e culturais de forma a privilegiar a formação, promoção e o desenvolvimento dos cidadãos, especialmente dos jovens e das crianças.   A cidade educadora deverá oferecer a todos os seus habitantes uma formação sobre os valores e as práticas da cidadania democrática: o respeito, a tolerância, a participação, a responsabilidade e o interesse pela coisa pública, seus programas, seus bens e serviços.

Vimos nos últimos meses uma série de questões sendo abordadas pela sociedade. Eventos que fizeram a população de várias cidades discutir assuntos que ainda são considerados tabus. Estupro, religião, homofobia, menoridade penal, dentre outros, entraram nas mídias, casas e escolas. Será que uma cidade como Niterói pode contribuir a respeito? A resposta é SIM!   A cidade educadora deverá oferecer a todos os seus habitantes uma formação sobre os valores e as práticas da cidadania democrática: o respeito, a tolerância, a participação, a responsabilidade e o interesse pela coisa pública, seus programas, seus bens e serviços.

De acordo com a Associação Internacional de Cidades Educadoras, as cidades são educativas por si, mas elas tornam-se educadoras quando assumem essa intenção “consciente de que suas propostas têm consequências em atitudes e convivências e geram novos valores, conhecimentos e habilidades”. Entre os princípios, está o de que todos os habitantes poderão usufruir das oportunidades de formação, desenvolvimento e entretenimento ofertadas, com igualdade e liberdade.

Apenas 15 cidades brasileiras estão inscritas na Associação Internacional de Cidades Educadoras: Belo Horizonte (MG), Campo Novo do Parecis (MT), Caxias do Sul (RS), Itapetininga (SP), Jequié (BA), Porto Alegre (RS), Santiago (RS), Santo André (SP), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), São Paulo (SP), São Pedro (SP), Sorocaba (SP) e Vitória (ES). Vamos juntos elevar Niterói a Cidade Educadora?

Para isso, precisamos fazer ações para que Niterói seja um local de aprendizagem permanente, convivência e diálogo. Nas escolas, praças, praias, igrejas e diversos outros locais públicos que a cidade possui, faremos o uso deles de forma comunitária, coletiva, responsável, criativa e para TODOS! Isso é difícil? Acredito que com força de vontade e espírito de mudança, alcançaremos a realidade que precisamos. Vamos juntos!